Quem Somos

A Associação Dianova Portugal é publicamente reconhecida desde 26 de Julho de 1993 (Direcção-Geral da Acção Social) como uma Instituição Particular de Solidariedade Social, Associação de Utilidade Pública e desde 2011 (renovada a 6 de Fevereiro de 2014, Instituto Camões da Cooperação e da Língua) Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento, especializada na prevenção, tratamento e reinserção a nível das toxicodependências, em desenvolvimento sociocomunitário, na inclusão social, no apoio psicossocial, e na formação e capacitação de Pessoas e Organizações. Presente em Portugal desde 1984 como agente activo integrante da rede social, fundamenta a sua acção (Visão) na convicção de que, com os meios adequados, cada pessoa pode encontrar em si mesma os recursos para alcançar o seu desenvolvimento pessoal e integração social.

Adaptando-se continuamente à evolução dos tempos e às necessidades de repensar e redesenhar as Organizações para melhor responder aos desafios do século XXI, bem como aos seus próprios desafios Organizacionais rumo à Sustentabilidade e incremento do Valor Social, a Dianova alterou recentemente os seus Estatutos passando a designar-se Associação Dianova Portugal - Intervenção em Toxicodependências e Desenvolvimento Social.

Neste âmbito prossegue os seguintes Fins:

    • Promover acções pedagógicas orientadas à educação e promoção da saúde;
    • Ajudar as pessoas a abandonar o consumo problemático de substâncias psicoactivas;
    • Apoiar crianças e jovens em risco; 
    • Apoiar a integração social e comunitária de pessoas em situação de vulnerabilidade social;
    • Dinamizar acções de sensibilização e formação;
    • Promover e potenciar no âmbito da cooperação para o desenvolvimento internacional a divulgação, educação, execução e formação adequadas ao progresso social.

Tendo em conta os numerosos desafios sociais que a nossa sociedade como a pobreza, carências educativas, violência e dependências, a sua VISÃO baseia-se na convicção de que, com a ajuda adequada, cada pessoa pode encontrar em si mesma os recursos para alcançar o seu desenvolvimento e integração pessoal.

A sua MISSÃO é desenvolver acções e programas que contribuam activamente para a autonomia pessoal e o progresso social.

De forma a prestar um serviço de qualidade e excelência, a intervenção da Dianova junto dos Utentes, Famílias, Entidades públicas e privadas e outros Stakeholders de relevo pauta-se pelos seguintes VALORES universais:

  • Compromisso
    O compromisso existe quando o toxicodependente decide mudar a sua vida, quando se intervém com solidariedade e profissionalismo e quando a organização se empenha através de acções de interesse público e carácter social.
  • Solidariedade
    Sensibilidade e maneira de ser que motiva as pessoas a auxiliarem outras em situação de marginalização ou discriminação, partilhando conhecimentos, competências e experiências num envolvimento humanitário.

    Desenvolveu e.g. a campanha de solidariedade e sensibilização sobre a raríssima Prógeria - uma doença do envelhecimento incurável. 
    pdf Campanha Progéria
  • Tolerância
    Respeito pela diferença traduzido na liberdade de escolha e no diálogo, assim como na aplicação de regras e de comportamentos democráticos, no estrito respeito pela legalidade
     
    Leia A Melhor Carta, Vencedora do 1ºPrémio CTT e do 3ª Prémio UPU/UNESCO dedicada ao tema "O Mundo precisa de Tolerância".
    pdf A Melhor Carta
  • Internacionalidade
    Aspecto multicultural e pluralista do compromisso e da solidariedade traduzido em acções ou comportamentos colectivos flexíveis e dinâmicos, cuja adaptação a situações muito diferentes é necessária para assegurar o êxito dos projectos assumidos.

Para a prossecução da sua missão, a Dianova dispõe de uma estruturada ORGANIZAÇÃO interna, com profissionais qualificados de diferentes áreas de actuação, de acordo com as necessidades diagnosticadas, distribuídos pelas direcções executivas Direcção de Intervenção e Programas, Direcção Administrativa e Financeira, e Direcção de Comunicação e Relações Institucionais, as quais são assessoradas pelos departamentos de Gestão de Pessoas, Jurídico, Contabilidade e Fiscalidade, Inovação e Desenvolvimento de Projectos e I&D.

organograma

As Equipas técnicas Educativo-Terapêuticas, especializadas e multidisciplinares, são constituídas por profissionais e paraprofissionais de áreas diversas, contando com Psicopedagogo, Médico de Clínica Geral, Médico-Psiquiatra, Psicólogos Clínicos, Técnicos de Serviço Social, Educadores Sociais, Animadores Socioculturais, Formadores, Jurista e Monitores.

A Dianova Portugal é membro da Rede Dianova, uma rede assistencial diversificada, próxima e independente, que oferece respostas nas áreas da Educação, Juventude e Toxicodependência em 11 países da Europa, América Latina e do Norte, partilhando valores, princípios, recursos e conhecimentos.

pdfDossier Institucional Dianova 2013

HomeDianova Institucional