Dianova Portugal nomeada pela Comissão Europeia – Direcção-Geral de Justiça como nova coordenadora nacional da campanha European Action on Drugs.
708 Compromissos signatários (445 já estão online em www.action-drugs.eu) nos 27 Estados membro, dos quais 21 em Portugal, 10 na União Europeia e 677 nos restantes Estados membro[i].
Na União Europeia cerca de 13 milhões consomem cocaína, 1,5 milhões opiáceos e 1/5 dos adultos europeus cannabis.
- A cada hora morre um cidadão da EU vítima de overdose;
- Na Europa 4% das mortes entre os 15 e 39 anos estão ligadas ao consumo de drogas;
- Todos os anos registam-se na Europa 3.000 novos casos de VIH relacionados com o consumo de drogas;
- Um inquérito recente do Eurobarómetro revela que entre 94 e 97% dos jovens afirmam que a heroína, cocaína e ecstasy devem continuar a ser proibidos nos Estados membro.
Torres Vedras, 30 de Agosto de 2010 – Na sequência da assinatura como nova signatária da campanha European Action On Drugs (EAD), a 25 de Junho último em Bruxelas, sob a coordenação da Direcção-Geral de Justiça da Comissão Europeia, a Dianova Portugal foi nomeada a nova Coordenadora Nacional para Portugal desta campanha que se encontra a ser implementada desde 2009 nos 27 Estados membro num total de 708 iniciativas.
Conjuntamente com a Dianova, tornaram-se 25 novas signatárias da EAD empresas como a SNCF – Societé Nationale dês Chemins de Fér Français, Departamento de Prevenção e Saúde no Trabalho (França) e SMEC – Sports Media & Entertainment Corporation (Chipre), entidades públicas como o Departamento de Controlo de Drogas do Governo Lituano (Lituânia), e Tribunal de Tratamento de Toxicodependência de Dublin (Irlanda), escolas como o Gymnázium Biliková (Eslováquia), Media como a TVR1 a estação de televisão nacional (Roménia), Redes Sociais como o Netstof.dk (Dinamarca), celebridades como Daniel Depienne (Luxembrugo), indivíduos como Mathew Bonnet (Malta), Elizabeth Burton-Philips (Reino Unido), Max Cegielski (Polónia) e ONG como Proyecto Hombre (Espanha) e International Healthcare and Health Insurance Institute ((Bulgária).
O Compromisso da Dianova Acreditando que, com a ajuda adequada, cada pessoa pode encontrar em si mesma os recursos para alcançar o seu desenvolvimento pessoal e integração social, como contribuição para a campanha EAD a Dianova assumiu o Compromisso de ajudar as pessoas a abandonar o consumo problemático de substâncias psicoactivas lícitas e ilícitas (drogas e álcool) e favorecer a sua reintegração social, bem como promover acções de educação e promoção de saúde sobretudo junto dos mais jovens.
Para atingir estes objectivos, a Dianova propôs-se proactivamente a incrementar a percepção social do risco associada ao consumo e abuso de drogas através dos Media, Redes Sociais, Eventos e Campanhas de Sensibilização junto de dois grupos alvo: jovens e jovens-adultos em meio comunitário e escolar, estimando impactar mais de 5.000 pessoas; e Organizações (Públicas, Privadas e Universidades) e Personalidades de relevo da sociedade portuguesa através de iniciativas de Marketing Social e Responsabilidade Social Corporativa, estimando impactar mais de 30.000 Pessoas no território português (Continente e Ilhas). A Dianova comprometeu-se ainda a promover a EAD junto da rede internacional Dianova e do Vienna NGO Committee On Narcotic Drugs, das quais é membro.
“É para nós uma honra aceitar este convite para integrar esta plataforma europeia da Sociedade Civil e contribuir para incrementar a percepção sobre os riscos e consequências do consumo e abuso de drogas, e sobretudo partilhar as melhores práticas de intervenção, baseando-nos no princípio da “responsabilidade partilhada” por Pessoas e Organizações Públicas, Privadas e da Sociedade Civil”, refere Cristina Lizarza, Presidente de Direcção da Dianova em Portugal.
As Responsabilidades enquanto Coordenadora Nacional Como Coordenadora nacional, a Dianova será responsável pela promoção e comunicação da European Action On Drugs junto de Organizações e Pessoas individuais, encorajá-las a envolver-se activamente com a campanha a nível nacional, regional ou local, facultar aos potenciais novos signatários aconselhamento e guidelines que facilitem a sua adesão, disponibilização de materiais promocionais, rever as novas adesões e validá-las, submetendo à aprovação final da Comissão Europeia, avaliar e reportar resultados à Comissão Europeia.
Quem e Porquê aderir à European Action On Drugs? Através da European Action On Drugs a Comissão Europeia – Direcção-Geral de Justiça convida as autoridades nacionais e locais, instituições, órgãos governamentais, regiões, autarquias, escolas e universidades, institutos de monitorização e pesquisa, órgãos de comunicação social, organizações da Sociedade Civil e da Economia Solidária, empresas, personalidades de relevo, celebridades e indivíduos em geral a aderirem a esta campanha, mediante o envolvimento e efectivação de um compromisso concreto que ajude a fazer a diferença e contribuía para uma mudança social positiva. Todos os compromissos (Organização ou Pessoa signatária) terão uma elevada visibilidade junto da Comissão Europeia em todos os 27 Estados membro e das potenciais redes europeias e internacionais promovidas pelos mesmos.
Aderir à EAD representa, em última instância, a assumpção de um compromisso simples, concreto e mensurável, e um envolvimento prático na acção de sensibilizar jovens e adultos para os riscos do uso/abuso de drogas, de enaltecer o potencial devastador a nível económico e social desta problemática multi-dimensional, realizar projectos de prevenção ou tomar uma posição responsável ante as drogas, álcool e abuso de medicamentos.
Como signatária, receberá um kit personalizado contendo: Certificado European Action On Drugs com o seu compromisso detalhado, Placa EAD em reconhecimento do apoio à campanha e um CD-ROM contendo materiais promocionais.
Faça parte desta plataforma europeia de comunicação e partilha de boas práticas, torne-se signatária/o da European Action On Drugs. Para mais informações visite os sites:
Sobre a Dianova Portugal
A Dianova é uma ONG internacional, com Estatuto Consultivo Especial junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC/UN), que opera em doze países das Américas e Europa. Dianova desenvolve programas e projectos inovadores em educação, juventude, prevenção e tratamento de toxicodependências, assim como em áreas de desenvolvimento sócio-comunitário.
Em Portugal a Dianova – Intervenção em Toxicodependências e Desenvolvimento Social, Instituição Particular de Solidariedade Social e Associação de Utilidade Pública de âmbito nacional e sem fins lucrativos, com sede na Quinta das Lapas, Monte Redondo TVD, tem as suas áreas de intervenção licenciadas e protocoladas pelo Instituto da Droga e Toxicodependência, Instituto da Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional e Direcção-Geral do Emprego e Relações no Trabalho.
Tendo por missão desenvolver acções e programas que contribuam activamente para a autonomia pessoal e o progresso social, alicerçada nos valores de Solidariedade • Compromisso • Tolerância • Internacionalidade, a nossa visão fundamenta-se na convicção de que, com a ajuda adequada, cada pessoa pode encontrar em si mesma os recursos para alcançar o seu desenvolvimento pessoal e integração social. Toda a sua intervenção assenta em quatro pilares de diferenciação: Profissionalismo e Competência, Inovação e Qualidade, Eficácia Social e Ética e Responsabilidade Social.
É membro da rede Dianova; do Vienna NGO Committee on Narcotic Drugs; do Instituto Português de Corporate Governance; da Rede Nacional de Responsabilidade Social RSO PT; da European Federation of Therapeutic Communities, signatária e coordenadora nacional da campanha European Action On Drugs da Comissão Europeia (EC – DG JUST – EAD) e encontra-se cotados na Bolsa de Valores Sociais Lisboa com o projecto “Educação é a Melhor Prevenção”.
Fruto do nosso desenvolvimento organizacional e cooperação, eis o fruto do nosso Impacto Social nas múltiplas áreas de intervenção a nível de educação, capacitação, social e saúde: entre 2007 e 2009 beneficiámos 7.818 Pessoas (jovens, adultos e seniores) 1.113 Pessoas em 2007, 2.041 Pessoas em 2008 e 4.664 Pessoas em 2009.
Confiança | Cooperação | Inclusão… Ajude-nos a Inspirar a Mudança cuidando de Si e dos Outros! Visite-nos em http://www.dianova.pt.
[i] European Action On Drugs – compromissos / signatários: Itália 91, Roménia 62, Hungria 55, Alemanha 46, Polónia 39, França 37, Espanha 31, República Checa 30, Eslovénia 29, Bulgária 25, Estónia 24, Portugal 21, Eslováquia 21, Bélgica 20, Grécia 18, Reino Unido 17, Suécia 16, Malta 15, Lituânia 14, Áustria 13, Irlanda 12, Chipre 11, Letónia 9, Holanda 6, Finlândia 6, Dinamarca 6, Luxemburgo 4, União Europeia 10











